Você tem as habilidades necessárias para fazê-lo em um mundo cada vez mais online, controlado por computador?
Sua reação imediata e instintiva pode ser “Sim! É claro que tenho as habilidades.
Sei como enviar e receber e-mails e navegar na Web.
Posso até baixar e instalar arquivos”.
Bem, três ou quatro anos atrás, email, navegação na Web e download de arquivos qualificaram você como “alfabetizado eletronicamente”, mas não mais! As habilidades de sobrevivência on-line e por computador agora abrangem muito mais do que isso.
Sobreviver em um mundo on-line envolve manter um alto grau de “alfabetização eletrônica”, o que significa focar e desenvolver habilidades nas seguintes áreas:
** Habilidades com computadores pessoais no mundo online **
Nos velhos tempos de 1998, a capacidade de usar um computador, teclado e mouse classificava qualquer pessoa como alfabetizada.
Na verdade, você era um verdadeiro profissional se pudesse gravar um CD, digitalizar documentos e manipular imagens digitais.
Avanço rápido de hoje e “habilidades com computadores pessoais” carregam um significado totalmente novo. Você deve saber como manter e atualizar não apenas antivírus, mas também “anti-spyware” e software de firewall.
Você também precisa entender como a operação com o Windows ME, 2000 ou XP afetará sua capacidade de usar determinados softwares, além de precauções de segurança específicas para evitar problemas de hackers.
** Habilidades na Internet **
Na época passada de 1998, os amigos o consideravam um gênio on-line se você possuía habilidades básicas de navegação e navegação.
Eles assistiram com admiração enquanto você usava mecanismos de pesquisa como o InfoSeek.com (um mecanismo de pesquisa há muito extinto) para encontrar e baixar programas, imagens e informações sobre tópicos específicos.
Agora, a alfabetização eletrônica significa a capacidade de configurar, enviar e manter páginas da web e blogs básicos.
Também significa entender termos como “RSS” e “agregador de notícias”, porque essa é a próxima geração de como a informação será disseminada on-line (e chega às massas este ano).
** Habilidades de e-mail **
Talvez o mais enganosamente simples de todas as áreas de alfabetização eletrônica, o e-mail realmente apresente os maiores desafios para acompanhar os tempos.
Anteriormente, clicar no botão “enviar e receber” significava que você sabia usar o email.
Agora, por causa de spam, vírus e “golpes de phishing” (esquemas de roubo de identidade entregues por email), o email requer um novo conjunto de habilidades, “inteligência de rua” e software apenas para sobreviver.
Você deve entender como usar um programa de “visualização” de email, como o MailWasher.net, para eliminar as mensagens de spam e vírus antes que elas cheguem ao seu computador.
Você também deve aprender a proteger sua identidade e evitar “golpes de phishing” aprendendo a reconhecer e se defender das táticas online de artistas fraudulentos.
** Compre ou peça emprestado sua experiência no mundo online **
Embora você deva atualizar constantemente suas habilidades por meio de educação pessoal,
A boa notícia é que você sempre pode comprar ou emprestar a experiência de outra pessoa para solucionar qualquer desafio on-line.
Um excelente exemplo de terceirização no mercado consumidor são todas as pequenas lojas surgindo em shoppings para ajudá-lo a vender suas coisas no eBay.
Por meio da terceirização, as habilidades de sobrevivência on-line também podem significar pegar o que era anteriormente o domínio exclusivo dos geeks de computadores e torná-lo tão fácil quanto deixar a lavanderia a seco.